Resolve os teus problemas com Storytelling Intuitivo
As histórias são tão antigas como o próprio homem. Ainda antes da linguagem verbal, contavam-se histórias com desenhos ou gestos. Contar uma história é partilhar conhecimento de uma forma em que aquele que recebe a história consegue vivenciar a experiência, entrar em sintonia com os acontecimentos, sentir empatia pelas personagens. Sai de si e entra na situação. Ao viver a situação aprende e transforma-se. As histórias fazem mover o mundo, fazem evoluir o ser humano.
Contar histórias é algo que faz parte da nossa essência. Está nos nossos genes. Ao longo da vida mergulhamos nas histórias através dos livros, dos filmes, das telenovelas, e até mesmo do discurso noticioso. Tudo são narrativas.
Através das histórias, o conhecimento é mais facilmente integrado. Imagina que cada pedaço de informação é uma pequena conta e que a narrativa é o fio que liga as várias contas para que façam sentido. O ser humano está desenhado para compreender e integrar esses fios mais facilmente do que as contas separadas. Sem um sentido, ficamos perdidos.
Agora imagina que queres mergulhar profundamente em ti, naquilo que é a tua essência. Se o fizeres através de histórias conseguirás mais facilmente encontrar um sentido.
Eu uso histórias para tudo! Para mergulhar no passado, no presente ou no futuro; para resolver questões práticas; ou simplesmente para me divertir.
Hoje estava um dia encoberto. O meu estado de espírito fica logo afetado. Então lembrei-me de fazer um exercício de Storytelling Intuitivo.
Utilizei os cartões que costumo usar nas minhas sessões, que estão distribuídos por Personagem, Cenário, O outro e Objecto Mágico.

As cartas que saíram:
Personagem: Fada/Elfo
Cenário: Montanha
O outro: Formigas
Objecto Mágico: Pena
Fechei os olhos e visualizei-me como uma Fada. Estava a subir a Montanha, sentindo-me cansada e melancólica. Lá em cima, sentei-me e observei um grupo de formigas, que começou a circular à minha volta. As formigas trouxeram-me uma Pena.
Percebi claramente a mensagem: as Formigas representam trabalho e a Pena representa a escrita.
A mensagem era simples: vai escrever que isso passa!
E não é que passou???
Podes subscrever aqui a minha newsletter para receber conteúdos exclusivos, como meditações e dicas para o teu processo de autoconhecimento.