top of page

Plutão na Raiz

Plutão, o planeta da transformação profunda, associado simbolicamente ao Senhor do Submundo, Hades, está a ativar a porta 60 (Limitação), no Centro da Raiz, desde 2022.


O Centro da Raiz é um centro de pressão, de stress, de adrenalina. É deste centro que parte o impulso para viver. É nele que reside a energia ígnea da kundaliní.


É o centro energético que nos conecta à Terra, à nossa profundidade e também à nossa ancestralidade. Um local onde o Senhor do Submundo se sente em casa.


E de todas as portas deste centro, a porta 60 é, pela sua natureza de "formato individual", a mais transformadora.


No I-Ching, o hexagrama 60 é Água sobre Lago. Duplamente Água! Água, em termos simbólicos, representa o inconsciente, as emoções, a intuição. Representa também o nascimento: em praticamente todas as mitologias, o mundo nasce das águas.


Segundo o I-Ching, o lago pode conter uma parte da água - esta pode cair do céu sem limites. Assim, também nós precisamos de aprender acerca das nossas limitações.


"Água sobre o lago: a imagem da LIMITAÇÃO.

Assim, o homem superior cria número e medida,

examina a natureza da virtude e da conduta correta." I-Ching


No sistema de Human Design, 60 é a porta da Limitação Aceitação. É donde emerge o fuel para a mutação, para o processo criativo de individuação e de conhecimento interno. É a sede para que algo novo aconteça:


é a vontade de nascer, de expandir, de tocar a Vida!


Essa sede faz com que mergulhemos numa depressão húmida e pantanosa quando nos sentimos limitados. Se a vida não surge, sentimos apenas o aperto desconfortável da impaciência.


A chave desta porta é a seguinte:


“Aceitar a limitação é o primeiro passo para a transcendência.”

Ra Uru Hu




A porta 60 já sofreu um abanão em final de 2020, com Júpiter e Saturno a preparem uma mudança estrutural. De um modo global, todos tivemos de lidar com limitações de uma forma que nunca tínhamos imaginado.


Plutão vem agora completar o processo, no fim do seu ciclo. A que ciclo me refiro? Ao "Pluto interregnum", que de acordo com Ra Uru Hu, se iniciou em 1781, com Plutão na porta 41 (o início do processo experiencial, o códon de início) e que culmina quando Plutão regressar a essa porta, entre 2024 e 2028.


Em 1781, houve uma mutação, que temos estado a processar ainda: deixámos de ter 7 centros energéticos e passámos a ter 9.


É o fim do modo de viver estratégico do ser de 7 Centros, em que a Mente era a força decisora. O caminho para o futuro só é seguro se vivermos em plenitude como seres de 9 Centros, honrando a nossa verdade individual.

A entrada de Plutão na porta 41 marca um Novo ciclo, que podemos sentir já em abril de 2024. Mas a partir de maio, Plutão ainda vai continuar a operar na porta 60, que representa o velho:


as velhas formas, as velhas estruturas, o velho modo de ser.


Aqui, o planeta da transformação está em território que lhe é bem conhecido. A pressão para a mutação, para libertar energia de modo a criar algo novo, depara-se com uma limitação que, em termos simbólicos, representa a morte (o oposto do impulso criativo).

No fundo da terra, as sementes estão limitadas pela densidade da matéria, e só algumas encontram o caminho para cima. No ser humano, esse movimento de ascensão é o impulso da vida, uma possibilidade de mutação. Quando esse impulso não surge, a impaciência de que algo novo aconteça pode tornar-se depressão.

O convite de Plutão, que Ra compara a uma força feminina antiga, a uma Avó que não esconde as verdades, (lembra-me a Avó do Diabo, do conto dos irmãos Grimm ,"O Diabo com os 3 cabelos dourados"), é que aceitemos a mudança e nos preparemos para o Novo Ciclo.

"Hades recebe as almas e prepara-as para os processos pós-vida, purificando-as e transformando-as. A sua natureza é pródiga e o seu reino é cheio de riquezas: ouro, cristais, pedras preciosas, petróleo, sementes... Para não falar nas riquezas espirituais que se obtêm somente nas visitas ao Submundo."in A Maçã Dourada



A limitação será real?


"A porta 60 é a porta do velho. Em certo sentido, os velhos e os ancestrais, a história, o passado. É a fonte do processo. É a fonte de todas as mutações. E, no entanto, carrega o nome de limitação, essa ilusão de conclusão, essa ilusão de uma barreira." Ra Uru Hu


As 64 portas fazem parte de um círculo, de uma mandala. Os círculos não têm princípio nem fim. Embora a forma, o corpo, tenha de lidar com limitações, a nossa alma é livre, eterna.


Quando um pensamento negativo me vem visitar, costumo fechar os olhos e observar o que está a acontecer na minha essência. Geralmente, percebo que o pensamento negativo é apenas uma ilusão. Na verdade, a minha essência brilha, ilimitada e alegre.


A maior ilusão que enfrentamos é a ilusão da morte. No audiolivro "A Maçã Dourada" dou vários exemplos das minhas descobertas nesse campo.


Talvez Plutão nos traga provas dessa ilusão, e nos permita ver o quanto nos temos privado de viver com medo da morte.



Como aproveitar este trânsito de Plutão?


A melhor forma de aproveitares este trânsito, é perceberes como lidar com as limitações, de forma a honrares o teu Ser.


Se és Gerador:


Percebe de que forma estás a usar a tua energia, limitando aquilo que te faz sentir frustração. Usa o poder do teu Sacral para estar em alinhamento com a força da Vida, sem perder tempo com considerações mentais e mantendo uma postura de flexibilidade. Sintoniza-te à tua Autoridade Interna para a tomada de decisões. Só ela sabe o que te traz satisfação.


Se és Projetor:


Talvez seja uma boa altura para aceitar que precisas de descanso e para limitar as pessoas tóxicas cuja energia absorves. A tua aura tem um enorme poder, mas não te protege das energias que tocas. Seleciona bem onde colocas a tua energia e observa as tuas áreas de condicionamento. Sintoniza-te à tua Autoridade para a tomada de decisões antes de aceitares aquele convite que pensas que é a solução para o reconhecimento.


Se és Manifestador:


Que tal aprenderes a limitar a resistência na tua vida, pelo simples ato de informar os outros antes de te lançares num novo impulso energético? Plutão ajuda-te a encontrar potencial em iniciativas que a tua mente não consegue explicar, mas que a tua Autoridade Interna para a tomada de decisões sabe claramente que são o melhor caminho. É uma jornada de rendição a uma sabedoria maior. Confia no teu poder e chegarás a um local de Paz dentro de ti.


Se és Refletor:


Este é o momento de perceberes que o tempo é uma vantagem, e de limitares os lugares e as comunidades que não te surpreendem pela positiva. Aproveita para observar as mudanças à tua volta. Está a nascer um Novo Mundo e tu estás cá para testemunhar isso! Não é surpreendente?


Se tens muitos centros abertos, sobretudo o Centro da Raiz:


Enraiza-te na Terra, passando tempo na Natureza, para que o teu Centro da Raiz possa descarregar as energias estagnadas e receber a energia poderosa e criativa do planeta. As árvores, as plantas e os minerais estão à tua disposição para te ajudar neste processo.


Leva o teu tempo. Não há pressa para terminar aquela tarefa. Cria espaço para o descanso e para um estado de Ser mais recetivo. A mudança acontece quando tem de acontecer, no tempo divino. Não podes apressá-la.



Faz um processo de reflexão:


O que tem vindo a pedir para morrer em ti?


Que partes tuas precisas de regenerar para viver na Nova Terra?


O que gostarias que nascesse no novo ciclo?


Como pode a Humanidade regenerar-se?


Que novas atitudes podemos desenvolver em relação ao nosso planeta?


Aceitas a sabedoria plutónica para o processo de transcendência?


Deixo-te alguns artigos que podem ajudar neste ciclo:




Agenda uma sessão de Human Design, para saber qual a proposta específica para o teu desenho. A Análise Individual (Básica ou Profunda) é o início do processo. Depois, podes fazer uma sessão de Alinhamento ou uma leitura do teu Retorno Solar. Mais tarde, uma análise de Grandes ciclos. Espreita aqui as opções:



E por fim, a minha principal recomendação:

Ama-te a ti mesma(o) e estarás na Nova Terra.


* a Mandala e o Rave Bodygraph são marca registada da Jovian Archive.




O que dizem desta newsletter:


"Cada newsletter é sempre uma boa surpresa e escrita numa linguagem doce e maravilhosa que nos enche a alma."

“Tanta LUZ!”

"Ler esta newsletter é um bálsamo para a alma e um elixir de renovação para o coração!"

“Espectacular!”

“Obrigada por seres este veículo de descoberta e autoconhecimento.”

“Wow! Adorei!”

“Susana, todas as suas mensagens vêm mesmo no momento certo.”

“Emocionante.”

“Estás a funcionar como um despertador!”

“Lindo!”

"Adoro a tua escrita! Tão poética e bela, fico com um senso tão maravilhoso das coisas pela forma como te exprimes."

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page